quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vídeo Aula 11 - Perspectivas atuais das pesquisas em psicologia moral

         Partindo-se do pressuposto de que a moral de uma pessoa é constituída a partir de sua identidade, dos valores nos quais acredita, é importante destacar que esta se relaciona diretamente à afetividade. Afinal, será dotado de valor aquilo que desperta algum tipo de sentimento positivo.
        Pensando-se na aplicação de meios para se buscar o desenvolvimento de valores na escola, verifica-se  quão importante é estimular os alunos a integrar o cenário escolar enquanto sujeitos ativos, não só no processo de ensino-aprendizagem, mas no discernimento do que realmente tem valor e desperta bons sentimentos em suas vidas.
        Dessa forma, não se pode permitir que os alunos sejam mero objetos que aceitam os valores como regras e deveres impostos, pois tal construção de valores só será efetiva a partir do momento que se apresentem projetos e demais atividades escolares cujo objetivo seja, por meio de situações positivas e também de conflito moral, fazer com que o senso crítico desse aluno se manifeste, levando-o a definir o que tem valor positivo ou não em sua concepção.


A humanidade está completamente descrente em relação ao resgate de valores humanos, fato que reitera a necessidade da escola realizar intervenções na formação dos alunos enquanto cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário