quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Vídeo Aula 7 - Educação e Ética

          A relação entre educação e ética está diretamente voltada a todos os envolvidos no contexto escolar. Dentre as considerações sobre tal relação, a principal é o estabelecimento de limite entre liberdade e autoridade.


AUTORIDADE = regras exteriores

LIBERDADE = intencionalidade pedagógica

         Ao se permitir certo grau de liberdade na relação professor/aluno, inevitavelmente trabalha-se a questão dos valores, pois a partir do momento que estes compreendem todos os valores inerentes à questão, como respeito, companheirismo, parceira, amizade, lealdade, entre outros, certamente buscarão manter essa liberdade conquistada.


ÉTICA X MORAL

         Etimologicamente, os termos ética e moral  podem ser considerados como sinônimos. No entanto, na atualidade tem-se a ÉTICA como a adesão voluntária a determinadas regras sociais, enquanto a MORAL é determinada pelo coletivo, ou seja, deve-se obedecer o que é imposto.

           Na vivência escolar, a ÉTICA  deve ser priorizada, a fim de alertar nossos alunos de que agir de forma ética precisa ser algo habitual em suas vidas.


É urgente que as pessoas se conscientizem de quão importante é incitar as crianças a agir eticamente, principalmente no mundo globalizado atual, no qual esse princípio é tão desprezado por aqueles que, por mero conformismo e/ou comodismo, mostram-se passivos diante da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário